Psicopedagia

Clínica & Institucional

Celeste Chicarelli - Pedagoga Especialista em PSICOPEDAGOGIA/NEUROPSICOLOGIA/NEUROEDUCAÇÃO

E mail:celestechicarelli@hotmail.com

R: Aimorés, 1297/1101 Funcionários

Fone:(031) 3273-1084/ 3077- 5067/ 99604-9384 WhatsApp: 93849784-0530

Belo Horizonte - MG

LEITURAS INDICADAS

Dificuldades de aprendizagem: O que são? Como tratá-las? – Nadia A. Bossa

 

A psicopedagoga Nadia A. Bossa aborda a questão da dificuldade de aprendizagem escolar, apontando suas causas e formas de tratamento.

Ressalta a importância da família e do professor no processo de aprendizagem e enfoca os procedimentos da ação psicopedagógica na clínica e na escola.

 

No mundo da lua – Paulo Mattos

Este livro trata de crianças, adolescentes e adultos que tem dificuldade de manter a atenção. É comum dizer que eles “vivem no mundo da lua”, isto é, estão sempre pensando em outra coisa (ou em um monte de outras coisas...) quando se conversa com eles, quando estão estudando ou lendo, quando estão trabalhando, enfim, em uma grande variedade de situações.

A Inteligência Aprisionada – Alicia Fernández
 

“A inteligência aprisionada”, ela desenvolve uma abordagem clínica da criança e sua família, descrevendo a dinâmica dos aspectos institucionais, familiares e subjetivos que permeiam o processo terapêutico eficaz dos problemas de aprendizagem mediante exemplos concretos e instigantes. Esta é uma obra de leitura obrigatória para os psicopedagogos.

Reflexões sobre Alfabetização – Emilia Ferreiro

O processo de alfabetização nada tem de mecânico, do ponto de vista da criança que aprende. A criança constrói seu sistema interpretativo, pensa, raciocina e inventa buscando compreender esse objeto social complexo que é a escrita.

A inibição Intelectual na Psicanálise – Ana Lydia Santiago

A obra relata a proposta do Atelier Psicopedagógico em sala de aula com alunos com necessidades educativas especiais, no atendimento clínico em consultório psicopedagógico e na formação de professores

Mentes Inquietas – Ana Beatriz B. Silva

Distraído, enrolado, esquecido, desorganizado, impulsivo, agitado, inquieto. Estes são alguns dos adjetivos mais comuns para descrever o comportamento de pessoas que – injustamente tidas como preguiçosas, irresponsáveis e rebeldes – na verdade possuem um funcionamento mental diferente.

Entendendo a Dislexia – Sally Shaywitz

De autoria de uma das principais especialistas mundiais em leitura e dislexia, a autora desmistifica a matéria das dificuldades de leitura e explica como se pode ajudar uma criança a tornar-se um bom leitor.

 

Alfabetização em Processo – Emilia Ferreiro

A autora nos mostra que a criança elabora uma série de hipóteses elaboradas através da construção de princípios organizadores, resultados não só de vivências externas, mas também por um processo interno. Mostra também como a criança assimila seletivamente as informações disponíveis e como interpreta textos escritos antes de compreender a relação entre as letras e os sons da língua.

Psicopedagogia dos Fantoches - Jogo de Imaginar, Construir e Narrar Dilaina Paula dos Santos

Baseado na tese de mestrado da autora, ela compartilha conosco esta paixão e nos convida a refletir sobre o processo de produção de narrativas em crianças, por meio do trabalho criativo com fantoches. 

Avaliação psicomotora à luz da psicologia e da psicopedagogia – Gislene de Campos Oliveira

Este livro tem o compromisso de auxiliar professores, psicomotricistas, psicopedagogos, psicólogos e estudantes que trabalham com crianças com dificuldade de aprendizagem provenientes de alguma falha psicomotora.

 

Projeto de uma Psicologia – FREUD

Tradução de Entwurf einer, é uma forma de contribuir para o aprofundamento dos estudos da psicanálise no nosso meio. As especulações que Freud desenvolve nesta obra servirão para demarcar de modo definitivo a noção de inconsciente e o papel que é conferido à linguagem na organização do psíquico.