Psicopedagia

Clínica & Institucional

Celeste Chicarelli - Pedagoga Especialista em PSICOPEDAGOGIA/NEUROPSICOLOGIA/NEUROEDUCAÇÃO

E mail:celestechicarelli@hotmail.com

R: Aimorés, 1297/1101 Funcionários

Fone:(031) 3273-1084/ 3077- 5067/ 99604-9384 WhatsApp: 93849784-0530

Belo Horizonte - MG

SÍNDROME DE IRLEN

 

A Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A Síndrome tem caráter hereditário e se manifesta sob maior demanda de atenção visual.

 

 A Síndrome tem como manifestações, além da fotofobia, problemas na resolução viso-espacial, dificuldades na manutenção do foco, estresse visual, alteração na percepção de profundidade e cefaleias.

 

Durante a leitura, segundo pacientes, o brilho ou reflexo do papel branco contra o texto causam irritabilidade, assim como a luz natural ou fluorescente. Eles possuem ainda sensação de movimentação das letras que "pulsam, tremem, vibram, confluem ou desaparecem e a leitura passa a ser fragmentada. Além disso, queixam de insegurança ao dirigir, estacionar, com esportes com bola ou em outros movimentos, como descer e subir escadas rolantes.

 

O rastreamento da S.I. é feito por profissionais da saúde e educação capacitados pelo Método Irlen através de intervenção não invasiva e de baixo custo, estes profissionais são capazes de potencializar os esforços acadêmicos.

 

As pesquisas indicam que cerca de 46% das pessoas com dificuldades escolares têm Síndrome de Irlen, condição que afeta pessoas de todas as idades, com inteligência normal ou superior à média e está relacionada à desorganização, no cérebro, das informações recebidas pelo sistema visual. Sua causa é a sensibilidade a certas ondas de luz, o que provoca, por exemplo, distorções no material de leitura e escrita, resultando em menor qualidade no desempenho escolar e de vida.