Psicopedagia

Clínica & Institucional

Celeste Chicarelli - Pedagoga Especialista em PSICOPEDAGOGIA/NEUROPSICOLOGIA/NEUROEDUCAÇÃO

E mail:celestechicarelli@hotmail.com

R: Aimorés, 1297/1101 Funcionários

Fone:(031) 3273-1084/ 3077- 5067/ 99604-9384 WhatsApp: 93849784-0530

Belo Horizonte - MG

PSICODIAGNÓSTICO

 

 

É um atendimento individualizado. 

O psicopediagnóstico ou avaliação psicológica tem por objetivo colocar a disposição da psicologia aplicada uma série de instrumentos capazes de registrar características psicologicamente relevantes e integrar esses dados em um quadro diagnóstico, a fim de oferecer uma base suficientemente sólida.

 

O psicodiagnóstico é uma descrição de como o indivíduo se expressa neste encontro que é sua relação com o especialista e que diz respeito ao seu modo de ser no mundo.

 

No psicodiagnóstico, o psicólogo vai descrever esse indivíduo, mas não se trata de uma descrição fria e objetiva, mas de uma descrição viva da pessoa, “em relação com”.

 

Na medida em que o psicólogo alcança esta compreensão e consegue comunicá-la, ultrapassa a compreensãoem si e atinge o objetivo da ajuda.

 

Pelo retorno (devolução) numa relação interpessoal em que o nível de ameaça é reduzido, a pessoa se descobre, revela aquilo que estava encoberto (negado ou simbolizado de modo distorcido) e reorganiza, reestrutura sua noção do eu, percebendo-se de modo diferente.