Psicopedagia

Clínica & Institucional

Celeste Chicarelli - Pedagoga Especialista em PSICOPEDAGOGIA/NEUROPSICOLOGIA/NEUROEDUCAÇÃO

E mail:celestechicarelli@hotmail.com

R: Aimorés, 1297/1101 Funcionários

Fone:(031) 3273-1084/ 3077- 5067/ 99604-9384 WhatsApp: 93849784-0530

Belo Horizonte - MG

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

 

Num primeiro momento, o psicopedagogo vai avaliar os fatores envolvidos nos transtornos. O diagnóstico psicopedagógico abre possibilidades de intervenção e dá início a um processo de superação das dificuldades.

Num segundo momento, o psicopedagogo iniciará o processo de intervenção junto à instituição (Escola, família, etc.), no sentido de promover as mudanças necessárias ou o encaminhamento para um trabalho clínico especializado.

Num terceiro momento, vai atuar como interlocutor entre o indivíduo, seus pais, professores e especialistas, com o objetivo de estabelecer um espaço de confiança, segurança, tranqüilidade e prazer entre todos, onde seja possível a aprendizagem: regras firmes e claras, mas flexíveis para permitir experimentação e escolha; respeito e acolhimento para ouvir as demandas da criança; tempo para que essas demandas apareçam; liberdade que permita o processo de construção da individualidade da criança; troca de afetividade, como possibilidade de estabelecimento de vínculos.

Somente através da construção dessas parcerias é que perceberemos novas possibilidades de redefinição do sistema – Família – Escola – Indivíduo - para podermos atingir nossos objetivos, enquanto psicopedagogos: a criação de um novo contexto em que o sintoma da não-aprendizagem desapareça, por não mais se fazer necessário.