Psicopedagia

Clínica & Institucional

Celeste Chicarelli - Pedagoga Especialista em PSICOPEDAGOGIA/NEUROPSICOLOGIA/NEUROEDUCAÇÃO

E mail:celestechicarelli@hotmail.com

R: Aimorés, 1297/1101 Funcionários

Fone:(031) 3273-1084/ 3077- 5067/ 99604-9384 WhatsApp: 93849784-0530

Belo Horizonte - MG

PSICOPEDAGOGIA

 

Na Clínica o acompanhamento de psicopedagogia tem caráter terapêutico e preventivo. Propõe um plano de intervenção psicopedagógico e de reeducação pedagógica, buscando auxiliar a criança e o adolescente a reencontrarem o prazer e a vontade de aprender. Envolve pais, escola e o individuo visando um trabalho sólido e eficiente sobre a aprendizagem.

O foco da psicopedagogia:

 

O foco da psicopedagogia é o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando as influências do meio durante o seu desenvolvimento.

 

Quando se observa que existe uma dificuldade escolar é necessário fazer uma avaliação criteriosa para averiguar e identificar a origem do problema, assim como a melhor maneira de resolvê-lo. O diagnóstico psicopedagógico é fundamentalmente uma pesquisa das causas do “não aprender”.

 

A intervenção psicopedagógica visa à otimização das potencialidades e minimização das dificuldades do processo de aprendizagem, e busca recursos em várias áreas do conhecimento para a compreensão do ato de aprender, porém valendo-se de métodos e técnicas próprias.

 

A psicopedagogia não vê a aprendizagem somente dentro do espaço da escola, pois entende que ela ocorre em todos os lugares e durante todo o tempo da existência humana.

 

A psicopedagogia se interessa pelas relações do indivíduo com o conhecimento, o vínculo deste com a aprendizagem e as significações contidas no ato de aprender. Articula saberes e fazeres dentro de um espaço lúdico atendendo o aluno em suas necessidades específicas.

 

A psicopedagogia acredita e investe no potencial e no desenvolvimento do aluno, e o público alvo não se restringe às crianças e adolescentes, pois os adultos também buscam soluções para as suas dificuldades de aprendizagem, que muitas vezes se acentua com o ingresso na faculdade.